quinta-feira, 18 de junho de 2009

Seja Voluntário: O que é ser Voluntário


Ser voluntário é doar seu tempo, trabalho e talento para causas de interesse social e comunitário e com isso melhorar a qualidade de vida da comunidade.

De uma forma geral, existem diversas formas e oportunidades de participação, não só na Cruz Vermelha como em outras entidades de assistência social:

Realizando ações individuais
Por exemplo: profissionais liberais (médicos, advogados etc.) que atendem a uma organização social ou pessoas carentes, ou outras iniciativas como estimular matrículas de crianças em escolas, alfabetizar adultos, doar sangue, dar aulas de artesanato, incentivar a coleta seletiva de lixo.

Participando de campanhas
Por exemplo: as campanhas de doação de sangue, de coleta de livros, de brinquedos, de alimentos, de reciclagem de lixo, do trote cidadão, pela paz, pelo voto consciente, entre outras.

Juntando-se a grupos comunitários
Apoiar a escola pública local, a associação de moradores ou atuando em alguma necessidade específica da comunidade como urbanização, saneamento e saúde, etc.

Trabalhando em Organizações Sociais que atuam em diferentes causas e oferecem inúmeras oportunidades nas áreas da saúde, assistência social, educação, cidadania, cultura, meio ambiente.

Participando de Projetos Públicos
Trabalhando junto às diversas secretarias municipais e estaduais que visam à melhoria da cidade e das condições de vida da comunidade.

15 comentários:

  1. Adorei a iniciativa do grupo em postar um texto de tamanha abrangência, porque ser voluntário é muito mais que um gesto de cidadania, é um gesto de amor para com o próximo. Eu gostaria de poder doar sangue, mas infelizmente não posso pois estou abaixo do peso necessário. Mas depois de ler este texto e constatar que eu posso ser útil de diversas maneiras, vou arrumar um espaço na agenda para ser solidária e fazer uma boa ação. Parabéns!!!
    Espero que este texto toque no coração de cada pessoa, porque o mundo necessita de boas ações.

    ResponderExcluir
  2. Eu também tenho muita vontade de doar sangue, mas não posso por causa do peso;;
    Parabéns pelo blog...uma forma interessante de passar os objetivos e o que é esse grupo tão importante para a sociedade.

    ResponderExcluir
  3. De fato, é dignificante o ato de doar sangue.

    Quero ser doador tbm!

    Espero que a oportunidade aparece logo.

    André Luiz

    ResponderExcluir
  4. Só falta agora iniciativa das pessoas, porque vários modos de ajudar e contribuir estão disponibilizados no blog.
    Eu sou voluntário da APAE e me sinto bem em ajudar os outros. Vale a pena.

    ResponderExcluir
  5. Muito interessante essse texto sobre voluntariado! Participei de uma ação de voluntariado em um orfanato de Barra Mansa e o sentimento de completitute foi imenso pra mim. É muito bom ser útil para alguém que precisa de ajuda, nem que seja oferencendo um abraço sincero ou apenas um pouco de atenção.
    Parabéns ao grupo pelo blog!

    ResponderExcluir
  6. respodendo..
    Muito obrigada galera...De fato, essa iniciativa foi conscientizar as pessoas que ser voluntário não é só doar sangue, é participar, ser solidário e apoiar a causa social.
    e o blog está maraaaa...rsrsrs*

    ResponderExcluir
  7. Moro em Piracicaba-SP. Sou Artista Plàstico(Pintor e Escultor) e gostaria muito de ser voluntàrio da Cruz Vermelha.
    Como faco p me inscrever?

    ResponderExcluir
  8. Como podem verificar acima, no dia 02/02/2010, fiz uma pergunta a vcs,
    Me respondam, Pelo amor de Deus, pois è muito importante p mim!!!!

    ResponderExcluir
  9. adorei oq tem escrito é muinto intereçante espero q outras pessoas tenhao enterece de saber o q é ser solidario e tenha tanta paciencia para ler quanto eu.

    ResponderExcluir
  10. Gostaria de ser voluntária da Cruz Vermelha Brasileira, como deve proceder.

    ResponderExcluir
  11. como faço para ser voluntario da cruz vermelha pois ja prestei serviços voluntario tomava conta de crianças especiais e gostaria de fazer parte da cruz vermelha grato meu email e jhoniwilson@ig.com.br

    ResponderExcluir
  12. sou doadora etecnico de enfermagem trabalhei um tempo no resgate atuo na area a 16 anos,centro cirurgico,setor neuro nefro emergencia,quero me colocar a inteira disposição para ajudar não só aqui no brasil como tbém no exterior caso precisemeu email é fa-enegalli@hotmail.com/aparecidacenegalli@hotmail.com

    ResponderExcluir
  13. Sou fisioterapeuta/acupunturista, trabalho com toda área da medicina alternativa, gostaria de fazer parte do grupo permanente de voluntários da cruz vermelha, como devo proceder yangcida@gmail.com

    ResponderExcluir
  14. Eu, Alfredo José Gomes Moura, sou de Recife - PE, Sou Engenheiro de SEGURANÇA DO TRABALHO, quero ser voçuntário da Cruz Vermelha como é o procedimento de inscrição para ser voluntário, tenho mais de 10 anos de experiência em Segurança do Trabalho, meu e-mail é : akmoura@gmail.com

    ResponderExcluir
  15. gostaria de ser voluntaria , como fazer?

    ResponderExcluir